Liturgia Diária – Santo Estêvão, primeiro Mártir, Segunda-feira (26/12/2022)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 26 de dezembro de 2022.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Salmo do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 6,8-10; 7,54-59

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Âsia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 30 (31)

– Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

– Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!

– Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições.

– Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,17-22

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz (Sl 117, 26s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17″Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Estas palavras do Senhor concretizaram-se na vida de Santo Estêvão, o primeiro mártir da Igreja. Santo Estêvão foi martirizado alguns anos após a ascensão de Jesus ao céu. Ele foi um dos sete diáconos que os apóstolos designaram para ajudá-los em seu trabalho de cuidar dos pobres à medida que a Igreja começava a crescer.

Estêvão era um homem de profunda fé e estava cheio do Espírito Santo. Depois de ser nomeado diácono, ele começou a pregar com ousadia. Entre seus ouvintes estavam membros da sinagoga dos judeus helenísticos. Estêvão debateu-os vigorosamente e mostrou-se cheio de sabedoria e poder, realizando muitos sinais e prodígios no meio deles. Mas isso só levou seus ouvintes a ficarem indignados a ponto de buscar sua morte. Como resultado, eles fizeram falsas alegações de que Estêvão estava pregando contra o Templo e a Lei de Moisés.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Nos Atos dos Apóstolos (Atos 7:2–53), Estêvão respondeu fazendo um longo e detalhado discurso pelo qual explicou toda a verdade sobre Jesus à luz do Antigo Testamento. Estêvão concluiu dizendo: “Vocês, de dura cerviz, incircuncisos de coração e ouvidos, vocês sempre se opõem ao Espírito Santo; você é como seus ancestrais”. Isso enfureceu ainda mais seus ouvintes na sinagoga. Depois disso, algo realmente milagroso aconteceu. Estevão teve uma visão. Ele olhou para o céu e disse: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé à direita de Deus”. Ele viu seu Senhor, de pé à direita do Pai. E foi a proclamação dessa visão que finalmente levou a multidão enfurecida a arrastá-lo para fora da sinagoga e da cidade e apedrejá-lo até a morte. A história de Estêvão, no entanto, terminou de forma bonita e inspirada. Enquanto a multidão o apedrejava, ele fez duas declarações poderosas. Primeiro, ele disse: “Senhor Jesus, receba meu espírito”. E então ele orou em alta voz: “Senhor, não lhes imputes este pecado”.

Como mencionado acima, as palavras que Nosso Senhor fala no Evangelho de hoje se concretizaram na vida de Santo Estêvão. Em primeiro lugar, vemos que a predição de Jesus de que alguns de Seus seguidores seriam entregues à morte por seus próprios parentes se concretizou na vida de Santo Estêvão. Mas Jesus também prometeu que, quando isso acontecesse, “naquele momento lhe será dado o que você deve dizer”. E será o Espírito do Pai “falando por meio de vocês”. E foi exatamente isso que aconteceu com Santo Estêvão. Primeiro, ele teve uma visão gloriosa do céu. Em segundo lugar, ele foi inspirado a entregar totalmente seu espírito a Jesus. E terceiro, ele foi inspirado a orar por seus perseguidores e perdoá-los. Essas palavras e ações não vieram apenas de Estêvão. Eles foram o cumprimento da promessa de Jesus de que, quando alguém é perseguido por causa do Evangelho, o Pai estará especialmente presente e dará uma inspiração poderosa no momento de necessidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre a profunda verdade de que Deus nunca nos abandona. De fato, quando mais sofremos ou sofremos perseguições, rejeições ou qualquer forma de maus-tratos, Deus está especialmente presente. Olhe para sua própria vida e considere os momentos que você considera mais desafiadores. Ore a Santo Estêvão e peça-lhe que ore por você para que você esteja aberto às palavras e ações inspiradas de nosso Senhor quando mais precisar delas.

Oração do Dia

Gloriosíssimo Santo Estêvão, por favor, reze por mim. Ore por mim, especialmente quando experimento as cruzes mais pesadas da minha vida. Ore para que eu, como você, esteja aberto à inspiração e graça de Deus nos momentos em que mais preciso. Santo Estêvão, rogai por mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *