Liturgia Diária – 4ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (01/02/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Reis 2, 1-4.10-12

Leitura do primeiro livro dos Reis:

1Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão: 2″Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem. 3Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na lei de Moisés. E assim serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. 4Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel'”. 10E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 11O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. 12Salomão sucedeu no trono a seu pai, Davi, e seu reino ficou solidamente estabelecido.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo (1Cr 29)

– Dominais todos os povos, ó Senhor.

– Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai, desde sempre e por toda a eternidade!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

– A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade.

– A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais! Toda glória e riqueza vêm de vós!

– Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6, 7-13

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Convertei-vos e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Por que Jesus instruiria os Doze a saírem para pregar com autoridade, mas não levarem nada consigo na viagem? A maioria das pessoas que parte em uma viagem se prepara com antecedência e certifica-se de levar o que precisa. A instrução de Jesus não foi tanto uma lição sobre como confiar nos outros para as necessidades básicas, mas uma lição sobre a confiança na providência divina para o seu ministério.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

O mundo material é bom por si só. Toda criação é boa. Portanto, não há nada de errado em possuir bens e usá-los para o nosso bem e para o bem daqueles que foram confiados aos nossos cuidados. Mas há momentos em que Deus quer que confiemos mais Nele do que em nós mesmos. A história acima é uma dessas situações.

Ao instruir os Doze a prosseguirem a sua missão sem trazerem as necessidades básicas da vida, Jesus estava a ajudá-los a confiar não só na Sua providência para essas necessidades básicas, mas também a confiar que Ele os proveria espiritualmente na sua missão de pregação, ensino e cura. Eles receberam grande autoridade e responsabilidade espiritual e, por essa razão, precisavam confiar na providência de Deus muito mais do que outros. Assim, Jesus os exorta a confiar Nele em relação às suas necessidades básicas, para que também estejam dispostos a confiar Nele nesta nova missão espiritual.

O mesmo acontece em nossas vidas. Quando Deus nos confia a missão de partilhar o Evangelho com outra pessoa, muitas vezes Ele fá-lo de uma forma que exige grande confiança da nossa parte. Ele nos enviará “de mãos vazias”, por assim dizer, para que aprendamos a confiar em Sua gentil orientação. Compartilhar o Evangelho com outras pessoas é um privilégio incrível, e devemos compreender que só teremos sucesso se confiarmos de todo o coração na providência de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Reflita hoje sobre aqueles a quem você sente que Deus deseja que você alcance o Evangelho. Como você faz isso? A resposta é bem simples. Você faz isso apenas confiando na providência de Deus. Dê um passo de fé, ouça a Sua voz orientadora em cada passo do caminho e saiba que a Sua providência é a única forma de a mensagem do Evangelho ser efetivamente partilhada.

Oração do Dia

Meu confiável Senhor, aceito Seu chamado para seguir em frente e compartilhar Seu amor e misericórdia com os outros. Ajude-me a sempre confiar em Você e em Sua providência para minha missão na vida. Use-me como quiser e ajude-me a confiar em Sua mão orientadora para a edificação de Seu glorioso Reino na terra. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *