Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (30/05/2023)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 30 de maio de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Eclesiástico 35, 1-15

Leitura do Livro do Eclesiástico:

1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar. (3) 4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor. 5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 😯 sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento. 10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juíz que não faz discriminação de pessoas.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 49 (50)

– A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

– ‘Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!’ Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

– ‘Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos;

– Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus’.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 28-31

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo: 28Começou Pedro a dizer a Jesus: ‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.’ 29Respondeu Jesus: ‘Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora sóo os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A declaração de Jesus acima é em resposta a Pedro, que lhe disse: “Deixamos tudo e te seguimos”. Era como se Pedro estivesse dando tapinhas nas próprias costas, tentando destacar o quanto ele e os outros discípulos haviam se sacrificado para seguir a Jesus. E era verdade, eles desistiram de tudo de sua vida anterior. Saíram de casa, da ocupação, dos relacionamentos e de tudo o que fazia parte do cotidiano estabelecido em resposta ao chamado de Jesus. Eles realmente estavam todos dentro.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Ao ouvir esta afirmação de Pedro, Jesus não dá a resposta esperada. Ele não diz a Pedro: “Sim, você tem, isso é muito impressionante, Pedro. Bom trabalho e obrigado!” Em vez disso, Jesus imediatamente explica a Pedro que vale a pena o sacrifício que ele e os outros fizeram. Seu compromisso inabalável de seguir a Jesus seria recompensado com presentes além de sua imaginação. Assim, Jesus estava dizendo que os dons que Ele concederia a eles seriam exponencialmente maiores do que todos os sacrifícios que eles fizessem.

Isso não foi uma depreciação do auto-sacrifício de Pedro; ao contrário, foi uma forma de encorajamento de Jesus. Ele estava encorajando Pedro e os outros discípulos a terem plena confiança em sua decisão de segui-lo. Seu sacrifício renderia um retorno de cem vezes. Isso é realmente um bom investimento.

Pode ser tentador para todos nós, às vezes, sentir que Deus exige demais de nós. É verdade que Deus exige muito de nós. Ele pede tudo de nós. Ele pede o dom completo e total de nossas vidas a Ele. Ele nos chama a abandonar todo egoísmo e nos dedicar à Sua santa vontade sem exceção. Mas se entendermos a recompensa de nossa autodoação, então os sacrifícios que fazemos serão insignificantes em comparação com a recompensa.

Reflita, hoje, se você pode ou não dizer essas palavras com o apóstolo São Pedro: “Senhor, eu deixei tudo para seguir-te”. Você realmente entregou sua vida completamente a Cristo Jesus? Há coisas que você ainda retém, não querendo “sacrificar” por nosso Senhor? Reflita sobre essas palavras de Pedro e permita-se ver as áreas de sua vida que você ainda precisa entregar a Jesus. E ao fazê-lo, permita que a recompensa prometida por nosso Senhor o motive a ponto de você realmente não reter nada e realmente desistir de tudo para seguir Sua santa vontade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Oração do Dia

Meu generoso Senhor, Tu me pedes tudo. Tu me pede para abandonar tudo em minha busca pela Sua vontade perfeita. Dá-me a graça de que preciso para atender ao Teu chamado e viver sacrificialmente por Ti sem calcular o custo. Tu és generoso além da descrição, querido Senhor, e confio que segui-lo produzirá uma abundância de bons frutos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *