Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (30/05/2023)
Liturgia Diária de Terça-feira, 30 de maio de 2023.
Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Eclesiástico 35, 1-15
Leitura do Livro do Eclesiástico:
1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar. (3) 4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor. 5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 😯 sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento. 10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juíz que não faz discriminação de pessoas.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 49 (50)
– A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus
– ‘Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!’ Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
– ‘Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
– Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus’.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 28-31
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo: 28Começou Pedro a dizer a Jesus: ‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.’ 29Respondeu Jesus: ‘Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora sóo os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.’
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
A declaração de Jesus acima é em resposta a Pedro, que lhe disse: “Deixamos tudo e te seguimos”. Era como se Pedro estivesse dando tapinhas nas próprias costas, tentando destacar o quanto ele e os outros discípulos haviam se sacrificado para seguir a Jesus. E era verdade, eles desistiram de tudo de sua vida anterior. Saíram de casa, da ocupação, dos relacionamentos e de tudo o que fazia parte do cotidiano estabelecido em resposta ao chamado de Jesus. Eles realmente estavam todos dentro.
Ao ouvir esta afirmação de Pedro, Jesus não dá a resposta esperada. Ele não diz a Pedro: “Sim, você tem, isso é muito impressionante, Pedro. Bom trabalho e obrigado!” Em vez disso, Jesus imediatamente explica a Pedro que vale a pena o sacrifício que ele e os outros fizeram. Seu compromisso inabalável de seguir a Jesus seria recompensado com presentes além de sua imaginação. Assim, Jesus estava dizendo que os dons que Ele concederia a eles seriam exponencialmente maiores do que todos os sacrifícios que eles fizessem.
Isso não foi uma depreciação do auto-sacrifício de Pedro; ao contrário, foi uma forma de encorajamento de Jesus. Ele estava encorajando Pedro e os outros discípulos a terem plena confiança em sua decisão de segui-lo. Seu sacrifício renderia um retorno de cem vezes. Isso é realmente um bom investimento.
Pode ser tentador para todos nós, às vezes, sentir que Deus exige demais de nós. É verdade que Deus exige muito de nós. Ele pede tudo de nós. Ele pede o dom completo e total de nossas vidas a Ele. Ele nos chama a abandonar todo egoísmo e nos dedicar à Sua santa vontade sem exceção. Mas se entendermos a recompensa de nossa autodoação, então os sacrifícios que fazemos serão insignificantes em comparação com a recompensa.
Reflita, hoje, se você pode ou não dizer essas palavras com o apóstolo São Pedro: “Senhor, eu deixei tudo para seguir-te”. Você realmente entregou sua vida completamente a Cristo Jesus? Há coisas que você ainda retém, não querendo “sacrificar” por nosso Senhor? Reflita sobre essas palavras de Pedro e permita-se ver as áreas de sua vida que você ainda precisa entregar a Jesus. E ao fazê-lo, permita que a recompensa prometida por nosso Senhor o motive a ponto de você realmente não reter nada e realmente desistir de tudo para seguir Sua santa vontade.
Oração do Dia
Meu generoso Senhor, Tu me pedes tudo. Tu me pede para abandonar tudo em minha busca pela Sua vontade perfeita. Dá-me a graça de que preciso para atender ao Teu chamado e viver sacrificialmente por Ti sem calcular o custo. Tu és generoso além da descrição, querido Senhor, e confio que segui-lo produzirá uma abundância de bons frutos. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.
Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.
Sobre o Autor
0 Comentários