Liturgia Diária – São João Crisóstomo, Terça-feira (13/09/2022)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 24ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira, 13 de setembro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Coríntios 12, 12-14.27-31

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. 14Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. 27Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo. 28E, na Igreja, Deus colocou, em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo lugar, os profetas; em terceiro lugar, os que têm o dom e a missão de ensinar; depois, outras pessoas com dons diversos, a saber: dom de milagres, dom de curas, dom para obras de misericórdia, dom de governo e direção, dom de línguas. 29Acaso todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos ensinam? Todos realizam milagres? 30Todos têm o dom das curas? Todos falam em línguas? Todos as interpretam? 31aAspirai aos dons mais elevados.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 99 (100)

Nós somos o seu povo e seu rebanho.

– Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

– Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

– Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

– Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 11-17

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Um grande profeta surgiu entre nós, e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: ‘Não chores!’ 14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: ‘Jovem, eu te ordeno, levanta-te!’ 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: ‘Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo.’ 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira, e por toda a redondeza.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Estas palavras foram ditas por nosso Senhor sobre o caixão de um homem que havia morrido dias antes. Sua mãe estava de luto. Ele era o único filho desta mãe e ela era viúva. Imagine sua alegria ao ouvir Jesus falar essas palavras e ao ver seu filho morto voltar à vida. Teria sido um momento que ela nunca esqueceria e pelo qual seria eternamente grata.

Essas palavras estão cheias de significado. Em primeiro lugar, são palavras que efetuaram um evento milagroso. Jesus falou e o que Ele falou veio a ser. Os mortos voltaram à vida ao Seu comando.

Mas essas palavras também revelam uma profunda verdade espiritual. Jesus pode não trazer nossos entes queridos de volta à vida, de forma literal, mas Ele nos fala palavras poderosas de muitas outras maneiras. Quando nossa fé é forte e nos voltamos para Ele com esperança, confiança e entrega, Ele nos falará palavras que nos tirarão de nossa miséria e dor.

O que é que você precisa trazer ao nosso Senhor? O que faz você se sentir morto e sozinho em sua vida? Que sofrimento, pecado, mágoa ou frustração você precisa trazer ao nosso Senhor?

Reflita, hoje, sobre o poder das palavras de nosso Senhor. Reflita, especialmente, sobre o que nosso Senhor pode ordenar que aconteça em sua vida. Ofereça a Ele, neste dia, seus pecados e tudo o que pesa sobre você e ouça Ele falar com você. Deixe que Ele lhe diga: “Eu lhe digo, levante-se!” Surja do seu pecado, mágoa, raiva e dor. Deixe Suas palavras penetrarem e transformarem sua vida trazendo o que parece estar morto de volta à vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Oração do Dia

Senhor, eu entrego a Ti tudo o que sou e tudo o que me pesa na vida. Confio a Ti meu pecado, mágoa, raiva e tudo o que parece ser um obstáculo à novidade de vida para a qual me chamas. Que eu entregue tudo a Ti, querido Senhor, e ouça Tu me chamar do meu desespero para a novidade de vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *